Novembro Azul - atitude pela vida



Este mês o foco está na saúde masculina, o que não significa que o cuidado não deva ser o ano todo. Muito pelo contrário. O Novembro Azul busca a conscientização sobre o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de próstata, além de derrubar o preconceito do exame.


Os números são alarmantes: um a cada seis homens com mais de 50 anos vão desenvolver o câncer de próstata; de 2020 a 2022, o Paraná terá 3,5 mil novos casos a cada ano; e, em 2020, no Brasil, foram 65.840 novos casos e 15.983 mortes.


Câncer de próstata


Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e que produz e armazena um dos elementos que formam o sêmen. Atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, o tumor nessa glândula é o segundo mais comum. Relacionados aos tumores urológicos estão de pênis, testículo, rim e bexiga.


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aponta como fatores de risco o histórico familiar de câncer de próstata, obesidade e raça - negros sofrem maior incidência devido a um fator genético.


Prevenção


Não existe prevenção, então, é essencial estar sempre atento para o diagnóstico precoce. É importante se consultar com um médico urologista regularmente, fazer o teste sanguíneo por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA), realizar o exame de toque retal, especialmente após os 50 anos, ficar atento aos sinais como dor óssea, dificuldade para urinar, sangramentos e infecções urinárias.


A alimentação saudável e a prática de atividade física constante são diferenciais para promover a melhoria da qualidade de vida, combater o estresse, reduzir os riscos de sedentarismo, fortalecer os músculos cardíacos e evitar a hipertensão, diminuindo o aparecimento e a evolução de doenças.


Saúde


A Hype levanta a bandeira da saúde por completo. Queremos incentivar os homens a não terem receio em buscar especialistas e a se prevenirem contra doenças. Todos precisam se cuidar e passar esta mensagem para frente.


9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo